segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

FELIZ NATAL E BOM ANO DE 2013

VOTOS DE UM FELIZ NATAL E UM EXCELENTE 2013

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

FAÍSCA VIII - CLÁSSICO EM MADEIRA

Clássico em madeira de 1967 que navegou pelas águas do grandioso Rio Douro e que carrega consigo "estórias" de gerações, que desfrutaram do prazer de navegar com esta bela embarcação. De envergadura pequena, 3,60m de comprimento por 1,45m de boca, o "FAISCA VIII", apresenta-se bastante sólido e com linhas bem definidas, com madeiras em bom estado, mas a necessitar de uma extensa e cuidada reparação...Por agora e no recobro de uma outra grande aventura, aqui mando um grande abraço ao Sr. César, irmão e família, deixando-lhes a certeza de que este magnífico pedaço de história voltará a navegar, proporcionando novas aventuras, que com toda a certeza irão atravessar gerações....




(fotos tiradas por César Santos)
Bons ventos e melhores marés!

terça-feira, 11 de dezembro de 2012


Com o "Laura" (qual “fórmula 1” das águas nascidas no alta da Serra da Lapa) ainda em testes de laboratório, eis que surge um verdadeiro dinossauro, um desafio de peso, aqui deixado como que por obra e graça, da noite para o dia... por um camião-grua de 20 toneladas!

O laboratório deste vai gritar pelo regresso às técnicas de outros tempos, quando não se ouvia falar de licenciaturas expresso, de certificação de competências, de equivalências a equivalências.... Tempos de verdadeiro mérito, onde mais importante que praticar uma qualquer teoria (doutoramento dos nossos dias... não?) era simplesmente praticar. Onde se punha mãos à obra, se experimentava e se fazia... ficando entretanto essa prática perfeitamente teorizada... sem mais.

Este "veleiro", agora "Santelmo", irá ser tronco principal de mais um sonho! Tentaremos ir partilhando. Sintam-se por favor também convidados ao sonho e à participação. Será um gosto.




Linhas muito elegantes! E, ao que parece, até bolina :)

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Laser?!...X4?

E aqui coloco as novas fotos de um pequeno barco....casco laser, mas com convés e poço muito diferentes...depois de alguns contactos e de muitas tentativas por parte de uns e de outros, eis que ficou comprovado que quem nasce e vive no mundo da vela sabe do que fala....Renato Conde...que sem ver a embarcação e apenas pela minha descrição se virou para mim e me disse..."É um X4"...de facto ao pesquisar na net verifiquei e confirmei que se trata de um X4, um barco com muito pouco impacto em Portugal...apesar da boa performance que dizem ter.
O x4 nasceu em França, de um projeto criado pelos arquitetos Christian Maury e Jean-Claude Meyran, nos finais da década de 70 e início dos anos 80. Foi construído em estaleiros profissionais e outros quase que amadores...A aposta era permitir uma "vela para todos" e levar a que esta modalidade assumisse um maior impacto, no que à pratica desportiva da vela dizia respeito...No entanto tal não se verificou, uma vez que as modificações nos barcos eram uma constante por parte dos estaleiros, levando muitos velejadores a desistirem da classe o que acabou por levar à sua extinção. Por sua vez a organização e o controlo restrito que se verificava na Classe Laser fez com que este barco ganhasse pontos em relação ao x4 e a outros rivais e ser o que é hoje em dia, um dos mais vendidos e velejados de todo o mundo.








Falando do Casco, este é à base de fibra de poliéster,com 4,20 m de comprimento e 1,35 m de largura, com um peso aproximado de 65 Kg, o que o torna muito fácil de manusear em seco.  Tem um mastro idêntico ao laser standart, com cerca de 6, 25 m de comprimento, sendo composto por uma base com cerca de 2,85 m e uma parte superior com  3,67 (ponteira), tendo a sua vela uma área de cerca de 8 metros quadrados. 

Segue em baixo um quadro de comparação com algumas embarcações semelhantes a esta:

Característica
x4
Europa
Laser
Yole OK
Comprimento
4.20 m
3.35 m
4,23 m
4,00 m
Largura
1,35 m
1,38 m
1.37 m
1,51 m
Calado com baixo quilha corrediça
0,80 m
1,00 m
0,90 m
0,92 m
peso do casco
67 kg
45 kg
60 kg
72 kg
superfície da vela grande
8,71 m²
7,40 m²
7,06 m²
8,95 m²


Informações recolhidas a partir de:  http://lex4.jimdo.com/
Bons ventos e melhores marés!


quinta-feira, 13 de setembro de 2012

ANDORINHA...CABOS DA MASTREAÇÃO!

Aqui seguem novas fotos...agora com os cabos da mastreação...