quarta-feira, 14 de julho de 2010

Mais convés... e o mastro.

O trabalho no convés nunca mais termina... parece que está quase mas há sempre mais um problema. Agora são as juntas criadas no convés ... parece que a massa (apliquei cola e veda da saudaflex) não é o produto recomendado, mas ... o mastik da sicaflex (que é o recomendável) é um bocadiiiiiiiiiiinho mais caro, e como as certezas da navegação são poucas ou quase nulas, a opção pela solução mais económica, foi sem dúvida nenhuma a que foi adoptada.
No entanto agora estão a aparecer bolhas de ar dentro do cola e veda, o que me está a deixar com os nervos à flor da pele... Tudo tem solução, mas nunca mais termino este convés...tinha sido muito mais fácil ter aplicado uma chapa de contraplacado marítimo, e os gastos andariam ela por ela...Vamos lá ver se é amanhã ...e depois ainda falta envernizar....

Convés ainda por lixar... apareceram as primeiras bolhas de ar...

Novamente cola e veda, desta vez pressionado com o meu dedo indicador... vamos lá ver o que isto dá...
Pormenor do verdugo... para tapar os parafusos de inox usados para prender o verdugo, usei uma massa feita à base de resina (não epoxi, pois os gastos neste barco são controlados) e de pó da lixadeira. Esse pó na sua grande maioria é de lixar madeira de contraplacado marítimo.


Os primeiros trabalhos no mastro... será em madeira de pinho e terá cerca de 4,80m... é tudo uma questão de experimentar. Isto da vela e de barcos sem classe construídos em modo de auto construção leva a que passemos a vida a fazer testes e experiências... para já o meu conhecimento de vela é quase nulo, pelo que o que vou fazendo tem muito de intuitivo e é fruto de alguma pesquisa e troca de opinião com alguns entendidos da zona.
Aqui ficam algumas imagens do mastro... já tem alguma "banana" natural, e acho que isso é bom, mas... logo se verá.


Um abraço e até breve...

Sem comentários:

Enviar um comentário